
Visual Merchandising
Objetivos de Visual Merchandising:
No final do curso os formandos deverão ser capazes de desempenhar todas as funções associadas à atividade profissional de Visual Merchandising, utilizando práticas e técnicas adequadas à concepção, organização, execução de exposições de produtos em espaços comerciais.
Métodos de Visual Merchandising:
Metodologia integrada, no sentido de potenciar a eficácia da aprendizagem de capacidades e competências por parte dos formandos, através do método ativo (troca de experiências, brainstorming, exercícios práticos, discussões em grupo, role-plays, estudos de caso, entre outros), método expositivo (abordagens teóricas dos conteúdos, sistematização teórica) e método interrogativo (recurso à formulação de perguntas).
Na componente de Formação Prática em Contexto de Trabalho, estando diretamente relacionado com a aprendizagem de tarefas associadas à profissão, o processo de aprendizagem consolida-se pela experimentação, por parte do formando.
Conteúdos de Visual Merchandising:
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
CARGA HORÁRIA |
MÓDULO - VISUAL MERCHANDISING: ENQUADRAMENTO E EVOLUÇÃO 1. Visual Merchandising: conceito e evolução histórica - Conceito; - Relevância (necessidade e função); - Áreas de intervenção; - Áreas de conhecimento; - Evolução histórica dos estabelecimentos comerciais; - Evolução histórica das técnicas de exposição dos produtos. 2. Vitrinismo: conceito e papel no VM - Vitrinismo: conceito e evolução histórica; - Vitrinismo: contributo da moda e do design; - Tipos de vitrinas; - Novas tendências; - Pontos-chave. 3. Identificação e caracterização de espaços comerciais - Espaços comerciais; - Setores de atividade; - Segmentação dos formatos comerciais pela política de preços e sortido; - Novos formatos comerciais.
4. Conceitos comerciais relacionados com o Visual Merchandising - Marketing, merchandising, publicidade, mensagem; - Imagem do estabelecimento comercial: arquitetura; decoração; exposição; artes gráficas; sinalética; promoção; tratamento do cliente. 5. Caraterização dos produtos e público-alvo - Produto: definição e categorização pela compra e pelo ciclo de vida; - Sortido: seleção, composição, determinação e gestão; - Público-alvo: conceito e relevância; - Comportamento do cliente: tipos de compra, fatores de compra; necessidades psicológicas, novas tendências de consumo. |
25h |
MÓDULO - EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS E TÉCNICAS DE DISPLAY 1. Circulação e layout - Importância da circulação no estabelecimento comercial para o consumo; - Regras gerais da circulação de clientes; - Layout: definição e importância; - Planeamento e alocação do espaço; - Tipos de layout; - Pontos quentes e pontos frios. 2. Planogramas - Forma como o consumidor procura um produto: altura do olhar do consumidor; altura ideal das prateleiras; pontos de venda mais relevantes; - Planogramas: definição; tipos; função; elaboração; boas práticas; implementação. 3. Mobiliário comercial - Mobiliário comercial: tipos, materiais e critérios de escolha 4. Organização dispositiva e coordenação de produtos - Importância dos displays no interior da loja; - Regras base de exposição de produtos; - Tipos de organização dispositiva; - Coordenação de produtos. |
25h |
MÓDULO - AMBIENTE COMERCIAL 1. Ambiente comercial: tato, audição, olfato, visão. 2. Materiais e texturas - Tipologia de materiais usados nos pontos de venda; - Função dos diferentes tipos de materiais; - Sensações, contrastes, semelhanças; - Artes Decorativas aplicadas ao display. 3. Som, cheiro e temperatura. 4. Iluminação - Conceitos de luz natural e artificial; - Localização de espaços de exposição e sua relação com as necessidades de iluminação artificial; - Níveis de iluminação exterior e interior. - Tipos de iluminação comercial; - Tipos de fontes de luz; - Temperatura de cores. 5. Novas tecnologias aplicadas ao Visual Merchandising - Caraterísticas e fatores-chave da utilização de meios digitais em loja; - Novas tendências de comércio digital; - Processo de decisão do consumidor; - Metodologia transversal de um projeto de comunicação digital. |
25h |
MÓDULO - CONCEÇÃO DE ESPAÇOS E ORGANIZAÇÃO ESPACIAL 1. Leis da composição visual - Conceitos de arte, arte visual, comunicação visual e composição visual; - Elementos da composição visual; - Princípios da composição visual; - Ponto focal e caminho visual. 2. Conceção de espaços - Conceitos de espaço e conceção; - Cidade e malha urbana: exemplos de conceção de espaços; - Elaboração de uma maqueta: seleção de materiais e procedimentos. 3. Organização espacial - Conceitos de composição espacial; - Princípios ordenadores do espaço; - Organização e distribuição espacial. |
25h |
MÓDULO – CRIAÇÃO DE UM CONCEITO APLICADO AO VISUAL MERCHANDISING 1. Projeto de Visual Merchandising - Conceito de projeto; - Condições e ferramentas essenciais ao projeto; - Metodologia projetual. 2. Criação de um conceito: - Necessidade, atividade, ritmos; - Análise centrífuga e análise centrípeta. 3. Projetar uma vitrina ou display - Calendário comercial; - Tema e história de cor; - Moodboards; - Escolha de produtos (ex.: roupa para manequins; acessórios); - Seleção de materiais e adereços; - Ponto focal e caminho visual; - Iluminação; - Manutenção; - Erros comuns. |
25h |
Total – Componente Teórica: |
125H |
FORMAÇÃO PRÁTICA EM CONTEXTO DE TRABALHO Na realização do estágio, o formando poderá desempenhar funções relacionadas com: - Projeção de lojas; - Gestão do espaço de loja; - Planeamento e operacionalização de projetos de exposição e apresentação de produtos; - Gestão dos artigos em promoção; - Otimização da iluminação; - Criação e gestão de montras, vitrines e expositores de loja; - Realização de modelos e maquetes. |
180H |
Carga Horária Total do Curso Formação = Profissão |
305H |
Horário de Visual Merchandising:
Terças, das 19H às 23H
Carga Total de Visual Merchandising:
125 horas
Carga Semanal de Visual Merchandising:
4 horas
Duração Total de Visual Merchandising:
31 semanas
Observações de Visual Merchandising:
Preço: 640€
8 mensalidades de 80€
PP 576€
Datas de Visual Merchandising:
Código de Área de Educação/Formação: